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6 benefícios de fazer um upgrade em sua rede de provedor de internet

Um provedor de internet — também chamado de ISP, ou Internet Service Provider — é um dos negócios mais rentáveis e com maior capacidade de crescimento para os próximos anos. O aumento dos provedores locais, no somatório, está superando o número de clientes das grandes empresas de telecomunicações.

Frente a um cenário altamente favorável, portanto, é fundamental que você esteja atento a como tornar o seu negócio cada vez mais competitivo, para que ele consiga sair à frente dos concorrentes em sua região. Uma das formas para isso é dando um upgrade da rede de provedor de internet.

Vamos mostrar, a seguir, 6 benefícios que seu negócio terá ao investir nessa adequação de infraestrutura. Saiba mais neste artigo imperdível.

1. Agilidade nas atividades cotidianas

O upgrade de rede favorece não só seu atendimento ao cliente final, mas também as atividades cotidianas da empresa. Afinal, isso permite melhorias na infraestrutura da rede que atende à empresa. Assim, torna-se mais fácil e ágil identificar eventuais problemas que possam acontecer e, então, agir de forma preventiva sobre eles.

Por exemplo, os analistas de rede podem verificar se há oscilações inesperadas nos fluxos de upstream e downstream, o que pode ser um indicativo de algum tipo de problema. Com isso, os responsáveis têm a chance de analisar quais pontos merecem atenção e realizar uma manutenção preventiva, devolvendo qualidade de conexão para o cliente final.

2. Melhora na comunicação interna

O upgrade em sua rede de provedor de internet também propicia melhoras em questões internas. Por exemplo, dá para implementar soluções integradas que garantam uma melhor comunicação entre setores. Por meio disso, garante-se fluxos internos de atividades de forma mais consistente, facilitando a troca de informações entre os seus colaboradores. Com essa ação, as atividades são realizadas de forma mais orgânica e eficiente, tornando-se viável minimizar erros e garantir atividades mais eficazes de todos os envolvidos.

3. Maior estabilidade do sinal de internet

Ao fornecer um serviço contínuo, é fundamental garantir a fidelização dos seus clientes com um bom serviço. Os provedores de internet, assim, precisam assegurar não só uma velocidade adequada para fornecer aos seus colaboradores, mas estabilidade também. Afinal, não adianta ter uma conexão de altíssima velocidade, se passar por diversos períodos de instabilidade.

O upgrade possibilita, assim, que a sua banda comporte períodos de alta demanda e, portanto, não gere gargalos para os seus clientes. Além disso, você terá uma infraestrutura mais moderna e, consequentemente, que passará por menos períodos de manutenção da rede, evitando indisponibilidades, mesmo que programadas.

O mesmo vale para a internet interna da organização: da mesma forma que isso é importante para o seu cliente final, seu negócio também depende de conexões seguras para conseguir realizar as atividades. Períodos de instabilidade podem comprometer consideravelmente as ações realizadas e, em consequência disso, gerar prejuízos e atrasos até nas atividades administrativas do seu negócio.

4. Possibilidade de serviços agregados com melhor custo-benefício

Ao realizar um upgrade em sua rede de provedor de internet, você pode obter melhorias em outras áreas da sua empresa de telecom, por meio de serviços agregados. Por exemplo, ao melhorar os backbones da ISP, você pode aproveitar e fazer outras benfeitorias importantes, bem como adotar outros modelos de rede em seu negócio. Dessa maneira, além de melhorar a sua infraestrutura, fornecerá um serviço diferenciado para o seu cliente final, conquistando um melhor nome no mercado. 

5. Maior motivação dos colaboradores

A qualidade do serviço prestado em sua empresa de telecomunicações está diretamente relacionada com a motivação dos seus colaboradores, nas mais diferentes áreas. Quer ver um exemplo? Uma rede instável gera um alto índice de reclamações sobre sua ISP, por parte dos seus clientes. Por conta disso, os colaboradores precisarão continuamente “apagar incêndios”, ao invés de se dedicar a questões importantes do dia a dia de suas atividades.

O mesmo vale para uma conexão de qualidade interna. Pense, por exemplo, no quanto você fica estressado quando ocorre problemas de lentidão e quedas de conexão em sua rotina pessoal. É a mesma coisa com seus colaboradores.

Gargalos, intermitências e quedas de conexão afetam consideravelmente os estímulos diários dos colaboradores em suas atividades. As consequências da queda de motivação são diversas e podem ser altamente prejudiciais, tais como:

  • baixa na produtividade;
  • maior irritabilidade;
  • atrasos em entregas e perdas de prazo;
  • informações enviadas com falhas ou, até mesmo, não serem enviadas em um período de indisponibilidade;
  • queda no clima organizacional e problemas em relação à imagem da empresa;
  • elevação nos índices de turnover.

6. Preparação para adoção de uma cultura data driven

A cultura data driven é uma das grandes tendências para os próximos anos nas organizações. Portanto, é fundamental que seu negócio elabore os primeiros passos para a sua adoção. Um dos primeiros pontos envolve, justamente, a capacidade de a organização poder gerar, coletar e armazenar um alto fluxo de dados. Isso acontece, principalmente, por meio de uma conexão de qualidade.

Afinal, tanto a obtenção quanto o armazenamento de dados em espaços como servidores em nuvem, bem como o processamento de soluções hospedadas em cloud, depende, essencialmente, de uma boa conexão para esse fim. Caso contrário, tanto o fluxo de informações quanto as atividades poderão sofrer gargalos durante sua execução.

A adoção dessa cultura é o futuro dos negócios. Assim, além de considerar conexões de qualidade, é fundamental realizar todas as adequações necessárias para garantir a plena adoção em um momento posterior. Desse modo, você consegue entregar melhores resultados, também, para o seu cliente final. Por exemplo, essa cultura deixa captar e analisar os dados dos clientes e oferecer um atendimento personalizado e eficiente tanto no suporte quanto no momento de disponibilizar upsell nos contratos já existentes.

Garantir maior competitividade do seu provedor de internet exige investimentos para conseguir oferecer não só um serviço com cada vez mais qualidade para o seu cliente final, mas também para as rotinas internas do negócio.

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