Tecnologia 5g

Descubra como a tecnologia 5G vai mudar a sua realidade

Poucos temas têm sido tão comentados em círculos de tecnologia quanto a tecnologia 5G. A nova geração de conexões móveis despertou o interesse dos usuários que procuram entender quais são as suas vantagens e os diferenciais dos provedores que oferecem essa tecnologia.

Você sabe o que é tecnologia 5G e como ela vai afetar a sua vida? Confira o nosso guia completo sobre o recurso e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

O que é tecnologia 5G?

Antes de começarmos a falar sobre os benefícios, precisamos esclarecer o que exatamente é a tecnologia 5G.

O nome 5G foi escolhido para se referir à próxima geração de redes de internet móvel, ou seja, às torres, chips e conectores que permitem que os celulares e tablets acessem a internet sem que precisem de uma conexão Wi-Fi. O 5G ganha seu nome graças ao seu antecessor, o 4G, e já começa a ser implementado ao redor do mundo com a promessa de conexões mais rápidas e seguras.

Quais as diferenças entre as conexões 4G e 5G?

Para entender melhor a nova tecnologia, precisamos compará-la com o 4G, seu antecessor. Se o 4G já é capaz de conexões rápidas o suficiente para fazer downloads e acesso de conteúdo por streaming nos smartphones, o 5G será ainda melhor para isso. Afinal, essas redes podem atingir velocidades até 20 vezes maiores que as do 4G.

Como seu principal benefício, porém, temos a estabilidade. Enquanto as conexões 4G variam bastante e são muito influenciadas pela intensidade de sinal, oferecendo velocidades bem diferentes para os usuários e estando sujeitas a mudanças bruscas, o 5G não sofre desse problema. A tecnologia foi desenvolvida para proporcionar conexões móveis mais fluidas e confiáveis, independentemente de que dispositivo ou localização o usuário use para acessá-la.

Por que o 5G tem maior capacidade de conexão que seu antecessor?

A tecnologia 5G é mais inteligente, rápida e eficiente do que o 4G. Sua principal diferença são baixas taxas de latência, que dizem respeito ao tempo que há entre o momento em que uma informação é enviada de um dispositivo e recebida por outro.

Taxas de latência menores são sinônimo de conexões mais rápidas e confiáveis porque significam menos tempo na transmissão dos dados. Com uma latência baixa, uma conexão remota como o 5G pode ser usada para substituir modems a cabo e até o Wi-Fi.

O que faz com que o 5G tenha a latência tão baixa é a sua capacidade de corrigir problemas de largura de banda. Como hoje temos muitos dispositivos conectados simultaneamente em redes 3G e 4G, podemos perceber que elas não têm infraestrutura para isso. Quanto mais conexões simultâneas, mais lentas ficam.

Isso não acontece com o 5G, que foi desenvolvido com a Internet das Coisas em mente. Assim como a tecnologia Wi-Fi 6, as redes 5G são capazes de administrar melhor múltiplas conexões para que funcionem com larguras de banda equiparáveis.

Quais as vantagens da tecnologia 5G?

Agora que você já sabe como funciona a tecnologia 5G e quais são as suas vantagens em relação a outros tipos de conexão, confira os benefícios práticos que essa tecnologia vai trazer para o seu dia a dia!

Vídeos em 4K em tempo real

Um dos desafios das conexões 4G é lidar com o streaming de vídeo e áudio em tempo real. Embora isso seja possível, conseguir fazer streaming de vídeos em alta qualidade — como o 4K — é quase impossível devido à alta latência e à baixa estabilidade da conexão oferecida pelos atuais provedores.

As velocidades do 5G trazem um benefício imediato nesse sentido e você poderá fazer streaming de jogos, vídeo e música sem travamento ou lags.

Trabalho remoto sem preocupação com a conexão

Um dos desafios para a implementação do trabalho remoto full-time nas empresas diz respeito às conexões. Se o Wi-Fi do colaborador para de funcionar, ele fica refém de um 4G instável, que não dá conta de operar as aplicações e os sistemas de que precisa para trabalhar.

Com a tecnologia 5G veremos cada vez mais trabalhadores remotos satisfeitos com suas conexões. Pela primeira vez será realmente possível trabalhar de qualquer lugar, com uma conexão de qualidade equiparável com a do Wi-Fi.

Veículos autônomos

Uma das próximas revoluções na maneira como operamos máquinas são os veículos autônomos. Muitas empresas, como Apple, Google, Uber e Tesla, estão trabalhando arduamente para que esses veículos sejam economicamente viáveis, mas um dos desafios que elas enfrentam é a conexão remota com a internet.

Não dá para contar com o Wi-Fi em qualquer estrada, mas o 5G pode ser exatamente o parceiro que faltava para que essas tecnologias sejam práticas. Com a largura de banda das redes 5G e a baixa latência dessa tecnologia, os veículos autônomos são finalmente possíveis.

Realidade virtual e 5G

O 5G ainda será de grande valia quando o assunto é realidade virtual e aumentada. Hoje, utilizar esses recursos em redes remotas é quase impossível, já que a qualidade das conexões 4G deixa muito a desejar.

No futuro, porém, com a popularização do 5G, jogos, aplicativos e outras tecnologias desenvolvidas com realidade virtual e aumentada poderão brilhar.

Drones e entregas em tempo curtíssimo

Empresas como a Amazon já trabalham com drones para permitir entregas em tempo reduzido. Mas será que a capacidade dessa tecnologia não poderia ser melhorada e popularizada entre outros negócios?

Este é um dos pontos que se tornarão possíveis com o 5G: desbloquear as reais capacidades dos drones. Utilizar as redes remotas para guiar os veículos, consultar mapas e satélites fará com que esses veículos não tripulados possam ser usados em mais aplicações.

A tecnologia 5G não apenas vai aumentar a qualidade das conexões, mas também será fundamental para a popularização e a disseminação da Internet das Coisas. Com cada vez mais dispositivos conectados, contar com uma conexão rápida, segura e confiável é fundamental, e o 5G promete exatamente isso para os usuários!

No Brasil, a tecnologia 5G já começou a ser implementada, em frequências limitadas e alternativas, em alguns pontos das principais capitais, mas ainda não há um plano para que ela esteja presente em todo o país e nem será possível ainda experimentar toda a capacidade da nova tecnologia até que a ANATEL esteja com o plano de frequências liberado e licitado.

Gostou de conhecer melhor a tecnologia 5G? Então, não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.