Rede wireless

Saiba como estruturar uma rede wireless na sua empresa

Você sabe como estruturar uma rede wireless para a sua empresa de maneira bem-sucedida? Para que uma organização tenha sucesso nessa missão, é preciso que ela conte com os recursos certos para fazer isso.

Nos últimos anos, a tinta e o papel foram substituídos por confirmações por e-mail, softwares na nuvem e meios de pagamento digitais, de modo que as empresas se tornaram cada vez mais dependentes de redes wireless de sucesso. Ainda assim, muitas vezes a configuração dessas redes é problemática, gerando atrasos na produção e na distribuição de produtos e serviços.

Neste artigo, vamos aprender como configurar uma rede wireless da maneira correta e garantir que a sua empresa tenha a infraestrutura de TI de que precisa para funcionar bem. Pronto para aprender? Boa leitura!

Planeje a sua rede wireless

Um dos principais desafios na implementação de uma rede wireless de qualidade está no planejamento. Muitas empresas dão o primeiro passo — seja ele contratar um provedor, seja adquirir equipamento de rede — sem fazer um estudo da demanda. Por esse motivo, acabam jogando dinheiro fora.

Para que a sua rede wireless realmente sirva para avançar os propósitos do negócio, ela deve ser compatível com o número de dispositivos conectados, com a carga de trabalho de cada um deles e com a sua distribuição pelo escritório. Todos esses fatores influenciarão na qualidade do Wi-Fi do seu negócio.

Mesmo ao utilizar recursos de ponta, como a tecnologia 5G ou o Wi-Fi 6, a sua empresa pode errar se não fizer um planejamento adequado das redes. Sendo assim, mapeie o escritório, as demandas de software e hardware e envolva a sua equipe para entender quais são os planos. 

Afinal, configurar uma rede wireless é uma tarefa onerosa e você vai querer que ela dure tanto tempo quanto possível e seja escalável para acompanhar o crescimento do seu negócio. Portanto, considere o volume de usuários, a localização do roteador e do cabeamento estruturado, se ele existir, bem como a quantidade de paredes e barreiras que o Wi-Fi terá que atravessar para funcionar. Todos esses quesitos influenciarão na sua performance.

Repense o que sabe sobre cabeamento estruturado

Embora estejamos falando de redes wireless, o cabeamento estruturado ainda será uma parte importante da configuração do seu sistema. A internet que chega até sua empresa, por exemplo, precisa vir de cabos de fibra óptica e ser distribuída pelos vários andares do prédio em que a empresa se localiza. Tudo isso influencia na qualidade com que ela chega até os computadores.

Wireless é uma excelente maneira de se conectar à internet, mas para a maioria das máquinas da sua empresa, que terão posição estática no dia a dia, o cabeamento ainda é uma excelente opção que ajudará a reduzir os custos de configuração.

Uma rede integrada que leva em consideração conexões a cabo e wireless é a melhor alternativa para conquistar um bom custo-benefício no seu projeto.

Avalie os provedores da sua região

Em todas as regiões do Brasil há uma série de provedores de internet com capacidades diferentes. Antes de começar a estruturar a sua rede wireless, uma boa ideia é fazer uma pesquisa entre eles, não apenas para descobrir o preço do serviço, mas também como ele é oferecido, que tipo de atendimento presta e se ele dará conta da demanda do seu negócio.

Em muitos casos, por exemplo, um link dedicado pode ser necessário para a configuração da sua rede wireless e você vai querer ter certeza de que o provedor que escolheu oferece esse serviço. Compare preços, qualidade e fale com outros clientes do provedor sempre que possível ou leia seus depoimentos na internet. Assim, você poderá escolher o melhor para o seu negócio.

Preocupe-se com a segurança das redes

Configurar uma rede Wi-Fi para a sua empresa não é apenas adquirir um roteador, uma conexão com a internet e definir uma senha. Um negócio conta com várias informações sigilosas que não devem ser compartilhadas por terceiros e, portanto, você deve se esforçar para garantir uma boa segurança de redes.

Para proteger os dados dos seus clientes, configure um firewall e uma VPN para que os seus colaboradores possam se conectar à internet com mais segurança. Esses fatores permitirão que os dados dos seus consumidores sejam mais difíceis de serem interceptados e ajudarão você a obedecer à legislação local e externa quanto à privacidade dos usuários — a Lei Geral de Proteção de Dados e a GDPR, por exemplo.

Estabeleça um sistema de redundância

Negócio nenhum quer ficar sem internet em seus momentos mais críticos. Entretanto, falhas com a conexão são quase inevitáveis quando a sua rede wireless conta com apenas um provedor. Por isso, uma boa ideia é traçar um plano de redundância para garantir que terá conexão sempre que for preciso.

Uma rede alternativa para quando a principal falhar é um dos melhores investimentos que o seu negócio pode fazer.

Consulte uma equipe especializada no tema

Para não errar na configuração da sua rede wireless, a melhor alternativa ainda é entrar em contato com uma consultoria do assunto. Esses profissionais são altamente especializados e estão prontos para ajudar você com a configuração de uma rede wireless de ponta, segura e estável, para que o seu negócio possa decolar.

Ainda tem dúvidas sobre como configurar a sua rede wireless? Por conta disso, recomendamos que a sua empresa conte com o auxílio de uma consultoria de TI especializada em infraestrutura para ajudar você nessa tarefa.

Os provedores podem ajudar e, inclusive, muitos deles fazem esse serviço de configuração de redes para os seus clientes. Uma rede bem configurada é fundamental para você conseguir prosperar nos seus negócios. Nesse sentido, investir em uma boa rede wireless pode fazer toda a diferença na produtividade, na eficiência e nos resultados obtidos pela sua organização.

Gostou deste artigo? Sua empresa está pronta para configurar a rede wireless corporativa e obter com ela os melhores resultados? Então, não deixe de acessar o nosso site e conhecer em detalhes todos os serviços da Connectoway.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.