Fibra ótica

Entenda como funciona a fibra ótica e as vantagens dessa internet

Em um momento, a internet na sua empresa está funcionando maravilhosamente. Teleconferências, downloads e uploads de arquivos grandes estão a todo vapor. Mas, no instante seguinte, tudo simplesmente para de funcionar.

Os vídeos travam, e as transferências simplesmente paralisam. É provável que isso já tenha acontecido com você e, também, ouviu falar na solução para esse problema. Trata-se das conexões de internet por fibra óptica. Diferentemente da conexão ADSL (linha digital assimétrica por assinatura) — a conexão de banda larga comum, que já conhecemos há bastante tempo — a transmissão de dados via fibra óptica é imensamente mais rápida, precisa e potente. Confira esta lista que preparamos para que você conheça a fundo esse método de conexão. Acompanhe!

Velocidade de transmissão da fibra óptica

A diferença principal entre a conexão comum e a por fibra óptica está na composição dos cabos que são utilizados. Enquanto, na banda larga, são usados os coaxiais de cobre, que podem oxidar, sofrer interferências e possíveis falhas ao enviar e receber pacotes de dados, nas conexões de fibra óptica, utilizam-se os milimétricos cabos de vidro revestidos por um material protetor. Os dados são transformados em luz e viajam através do cabo de vidro. Por isso, permitem uma conexão de qualidade superior.

As conexões ADSL podem ter taxas de transmissão diferentes, desde 5 ou 10 Mbps (megabits por segundo, ou seja, 5 ou 10 milhões de bits por segundo), até outras de maior largura, como as de 120, 150 ou 200 Mbps. Pode até parecer bastante, mas, para quem já conheceu a internet por fibra óptica, essas velocidades não representam mais nada.

Com esses pequenos cabos de vidro, as velocidades podem superar a casa de 1 Tbps (terabits por segundo, ou seja, 1 trilhão de bits por segundo). Lembre-se: os dados, tal como são transformados, viajam à velocidade da luz. 

Assim, você pode fazer suas reuniões importantes sem ter de se preocupar com travamentos ou perda de informações. A ligação de internet vai ser estável, potente e sem qualquer oscilação perceptível.

Segurança

Se para usuários residenciais o roubo de dados já é desesperador, imagine se suas informações, senhas e seus dados confidenciais forem interceptados por hackers. Eles já possuem técnicas para isso por meio dos cabos comuns. A conexão por fibra óptica protege você disso, já que qualquer interrupção nas fibras de vidro bloqueia a internet. Dessa forma, quem estiver mal-intencionado não terá êxito em aplicar golpes ou realizar ações indevidas.

Instalação

Por ser de menor dimensão, a implantação se torna menos complexa. Sendo assim, acaba sendo mais barata do que uma instalação de cabos comuns. Ainda, se com o tempo tornar-se necessária uma maior taxa de transmissão de dados, devido ao aumento das demandas do negócio, os cabos de cobre precisarão ser redimensionados, o que trará custos e transtornos maiores.

Os técnicos responsáveis pela instalação da conexão por fibra ótica avaliam os equipamentos — os roteadores, por exemplo — e determinam se precisarão ser substituídos por outros melhores, a fim de que seja aproveitada toda a qualidade que a fibra proporciona.

Há dois tipos de cabeamento óptico: o monomodo e o multimodo. O primeiro é adequado para transmissão de dados à longa distância, em velocidades altíssimas. Já o segundo é apropriado para redes menores. A velocidade de transmissão também é menor. Por prevenção, são usados repetidores em intervalos regulares para evitar interferências no meio do caminho.

Manutenção

Justamente por contar com uma instalação mais fácil, a manutenção acaba sendo mais barata do que a de cabos comuns. Estima-se que essa economia com a manutenção seja de até 80%. Isso é interessante para qualquer gestor. O principal material que compõe a fibra óptica, o vidro, é obtido com facilidade. Isso é importante para que, se numa remota possibilidade de precisar substituir algum dos cabos, isso não seja caro nem difícil.

Outro ponto importante é que, com a idade, os cabos de cobre podem começar a perder a eficiência. Já por natureza, os coaxiais têm um alcance de transmissão de dados de aproximadamente 100 metros, sem perder a qualidade. As fibras ópticas, no entanto, podem ter mais de 50 quilômetros de comprimento sem atenuação no sinal. Outros aparelhos próximos aos cabos, como celulares e outros aparelhos que usam sinal de rádio, não interferem em nada na qualidade do sinal. Isso também torna a manutenção menos necessária.

Facilidade de Instalação

Como já está se popularizando nos grandes centros, a fibra óptica tende a contar com técnicas cada vez melhores e mais eficazes para sua instalação. São cabos que, embora mais finos, são resistentes à pressão e a altas temperaturas. Eles têm uma dimensão bem menor que a dos cabos tradicionais, são mais leves e ocupam menos espaço, como já dito.

Custo-benefício

É possível que algumas operadoras forneçam a internet via fibra óptica por um preço mais alto do que a via cabo metálico. Mas você, como bom gestor, deve pesar os pontos positivos que relacionamos e, assim, tomar uma boa decisão.

Os cabos comuns podem estragar, perder dados, são inseguros, de manutenção difícil e mais lentos. O volume de dados transmitidos de uma só vez também é bem menor. Já as fibras ópticas suportam condições difíceis, não têm perda de dados significativa, são imunes a ataques e contam com manutenção simples e barata. Optando pelas conexões de fibra, você faz mais pela sua empresa. O investimento retorna em tempo, praticidade, produtividade e, com o tempo, lucro.

Conte com uma empresa especializada para analisar o seu perfil e a consequente necessidade que sua empresa tem do uso de conexões de internet, câmeras de segurança e equipamentos de comunicação. Isso vai garantir o melhor aproveitamento possível da tecnologia da fibra óptica, adequada à sua corporação. Acompanhar as tendências em tecnologia faz com que você esteja à altura ou à frente da concorrência.

A Connectoway, presente há 20 anos no mercado, provê soluções sob medida em conectividade para sua empresa. Já é referência no Brasil e tem parcerias com marcas reconhecidas, como a Huawei e Fiberhome. Utiliza equipamentos de ponta para colocar você no mundo da fibra óptica e, assim, descobrir o quanto seu negócio pode beneficiar-se com essa tecnologia.

Por isso, se você deseja fazer parte dos diversos clientes que a Connectoway atende no Brasil, entre em contato conosco. Teremos todo o prazer em mostrar a você o nosso know-how em fibra óptica e o portfólio de soluções práticas para sua empresa crescer cada vez mais. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.