Roteadores corporativos

Conheça as 4 melhores soluções de roteadores corporativos

Ao montar sua ISP, é importante considerar uma série de questões de infraestrutura importantes para as rotinas internas. O sucesso do seu negócio dependerá sempre de como você construirá esse caminho. Ao escolher equipamentos de qualidade, você poderá proporcionar conexões seguras, estáveis e que superem as expectativas dos seus clientes.

Os roteadores corporativos têm um papel central nessa questão. Sendo os aparelhos responsáveis pela conexão de redes locais com a Internet, eles são grandes aliados das ISPs para serviços de qualidade.

Vamos mostrar neste artigo as 4 melhores soluções para esse fim. Para nos auxiliar nesse tema, contaremos com o apoio do nosso Gerente de Engenharia, Thyago Monteiro. Boa leitura!

Qual a importância de um roteador corporativo?

O roteador corporativo difere-se dos modelos que temos em casa por ser capaz de ter uma conexão com outras tecnologias diferentes, enquanto os residenciais são mais simples em suas interfaces, contando com conexões apenas de Wi-Fi e via cabo de rede.

O roteador corporativo permite uma escolha mais adequada para cada cenário de uso, o que possibilita um melhor aproveitamento dos recursos contratados pela empresa. Isso é importante, por exemplo, segundo Thyago, para melhorar a qualidade das videoconferências realizadas para reuniões internas ou para transferências de dados.

Quais as 4 melhores soluções de roteador corporativo?

Diante da importância do roteador corporativo, é fundamental que você identifique quais são as melhores opções e escolha qual delas mais se adéqua ao seu negócio. Na Connectoway, oferecemos roteadores corporativos de médio e grande porte, que suportam interfaces com capacidades de até 100 Gbps. Vejamos as 5 melhores soluções a seguir.

1. Switches S6730

Thyago destaca que os switches da linha “S” são feitos para redes campus, o que permite suportar protocolos de roteamento mais avançados, como MPLS, OSPF, IS-IS e até BGP.

O Switches S6730, da Huawei, é focado na área empresarial, operadoras (ISP), instituições de ensino superior e instituições governamentais. Permite integração de recursos nativos e garante suporte a até 1024 pontos de acesso WLAN.

Outro ponto vantajoso é a possibilidade de mobilidade livre, a fim de oferecer uma experiência de usuário mais eficiente e consistente. Conta com sensores de segurança integrados, bem como permite identificar um volume anormal de tráfego e evasão de ameaças.

2. Switches S6720-EI

O S6720-EI, da Huawei, é um modelo de switch fixo, com alto desempenho, 10G, de última geração. Pode ser utilizado como um switch de acesso em um data center. Tem portas de acesso 10GE e pode ser utilizado em data centers para fornecimento de 10 Gbits/s para servidores.

Ele também permite a adoção de serviços e políticas de segurança bastante abrangentes, de forma a tornar os datacenters de ISP escaláveis, gerenciáveis e, acima de tudo, seguros.

3. Switches S7700

A série S7700 da Huawei traz switches que permitem otimização de serviços, com ou sem fio. Oferece portas de 100 GE e suporte a SVF 2.0, o que garante maior escalabilidade e confiabilidade para seu negócio.

Permite, também, a adoção de uma arquitetura totalmente programável. Assim, caso seja preciso o aprovisionamento de novos serviços, é possível conseguir isso de forma ágil e flexível (prazo de 6 meses).

É um switch que oferece suporte a até 1 milhão de entradas MAC, 3 milhões de entradas FIB e 1 milhão de entradas NetStream. Fornece suporte a controlador de acesso (AC) nativo, bem como garante a capacidade de gerenciamento de até 6 mil pontos de acesso.

4. Roteadores universais série NE NE 40

Já os roteadores NE 40, como Thyago ressalta, são roteadores de borda, que são capazes de operar com alta densidade de porta. Eles permitem agregadores de rotas em redes Metro-ethernets e, também, como autenticadores em redes de acessos simultâneos, em banda larga.

Além desses pontos, eles são baseados em uma arquitetura de rede definida por software (SDN), assim como conseguem solucionar questões relacionadas com distribuição desigual de tráfego, baixa utilização de largura de banda e baixa convergência de rede.

Também atuam com uma tecnologia IP hard pipe, um dos diferenciais dos roteadores da Huawei. Assim, tecnologias que já são utilizadas, como MPLS TE e HQoS, são empregadas para garantir o uso exclusivo de hard pipes, de forma semelhante ao SDH de serviços de linha alugada.

Na Connectoway, oferecemos os modelos:

  • NE 40E-F1A-14H24Q;
  • NE 40E-M2K.

Como escolher o melhor roteador para a organização?

Diante das opções, como escolher a ideal para o seu ISP? Para isso, é importante considerar alguns pontos importantes dentro da sua empresa. Thyago ressalta que, para isso, é preciso realizar um survey das necessidades de cada negócio, ou seja, cada uma terá demandas específicas que não serão as mesmas de outra empresa.

O time de Engenharia de Redes, assim, deve estar atento e avaliar quais são os principais pontos que merecem atenção nesse quesito, qual o desenho de arquitetura de redes que está sendo montado e quais são as opções que mais se adéquam a esse modelo. Assim, torna-se necessário realizar uma avaliação de cada cenário.

O nosso Gerente de Engenharia define alguns pontos que merecem atenção para essa decisão:

  • quantidade de portas necessárias;
  • quantidade de usuários que poderão ser autenticados;
  • quantas operadoras serão recebidas nesses equipamentos.

Ele ressalta, ainda, a importância do apoio do time de engenharia de vendas, que será responsável pela realização correta do dimensionamento. Por isso, considere as avaliações dele em suas decisões.

Lembre-se de que a sua empresa de ISP precisa ter os melhores recursos, a fim de oferecer um serviço de qualidade para seus usuários. Por isso, optar por equipamentos de marcas que despontam no setor tecnológico é uma forma de garantir o máximo de eficácia em suas atividades.

Assim, fazer a melhor escolha de roteadores corporativos leva o seu negócio a outro patamar. Em um mercado competitivo, como o de ISP, isso pode ser o diferencial entre o sucesso ou ficar atrás dos seus concorrentes.

Quer contar com os melhores aparelhos para o seu negócio? Conte com a Connectoway. Somos parceiros da Huawei, uma das maiores gigantes de tecnologia atualmente – não é à toa que está disputando o espaço para adoção da tecnologia 5G em todo o mundo.

Entre em contato, converse com um de nossos consultores e tire suas dúvidas sobre nossos equipamentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.