5G

Entenda como a tecnologia 5G pode influenciar o trabalho remoto

O 5G vai influenciar o trabalho remoto? Nos últimos meses não se fala em mais nada se não a conectividade 5G, que promete velocidades muito maiores para a conexão do celular, de tablets e de outros dispositivos que utilizam atualmente a rede 4G. Mas o que você sabe sobre essa tecnologia?

No artigo de hoje, explicamos direitinho o que é 5G, qual a relação entre ele e o trabalho remoto e quais benefícios apenas essa conexão oferece. Continue a leitura para aprender!

O que é 5G?

Antes de começarmos a falar dos benefícios do 5G para a força de trabalho remota, é uma boa ideia definirmos o que é essa tecnologia e como ela funciona. O 5G é a quinta geração de conexões móveis, muito mais veloz do que seus antecessores.

As redes de celular 5G trazem novas capacidades de conexão que vão modificar como vemos a internet remota hoje. Se 4G é sinônimo de uma conexão frustrante, quando comparado com banda larga e fibra ótica, o 5G promete ser o exato oposto.

Além de melhorar as conexões, essa modalidade de internet remota vai permitir que muitas tecnologias que hoje dependem de conexões estáveis e alta largura de banda funcionem em qualquer dispositivo móvel. Os grids de cidades se tornarão ainda mais conectados, com a possibilidade do uso da Internet das Coisas para ligar lâmpadas de iluminação pública ou conectar veículos autônomos.

O 5G também trará mais flexibilidade para as indústrias e mais produtividade para os funcionários, bem como experiências de consumo melhores, especialmente quando associado a tecnologias como a realidade virtual.

O que faz com que o 5G seja tão diferente dos seus antecessores, todavia? O 5G opera sobre as mesmas radiofrequências utilizadas pelos smartphones e redes wireless de hoje, com a diferença que ele permite que elas operem com muito mais eficiência. 

De baixar um filme em HD para o seu celular em alguns segundos, mesmo em lugares com alta densidade populacional, até fazer o upload de um jogo inteiro pelo seu celular, o principal diferencial do 5G é a sua alta disponibilidade e baixa taxa de latência. Tudo isso faz com que a conexão seja mais estável e, consequentemente, mais rápida do que as anteriores.

Conexões 5G são capazes de atingir velocidades que vão de 15 a 20 Gbps, uma diferença enorme para as conexões 4G que utilizamos hoje.

Qual a relação entre 5G e trabalho remoto?

Durante a pandemia do coronavírus, os lockdowns e o isolamento social levaram o trabalho para casa. 

O teletrabalho se tornou mais popular e, por isso, a estabilidade de conexão doméstica passou a importar ainda mais. Para conseguir executar suas funções, um colaborador precisa ter acesso às redes do trabalho, bem como a uma conexão estável e segura. Trabalhar no 4G, então, nem pensar.

As redes 5G chegam em um momento oportuno. Afinal, a tendência do trabalho remoto não vai simplesmente desaparecer quando a pandemia acabar.

Descubra como a tecnologia vai auxiliar no aumento da produtividade e eficiência dos colaboradores.

Mais acessibilidade

O primeiro e maior benefício das redes 5G é mais acessibilidade a uma conexão de qualidade. Afinal, embora o WiFi seja seguro e confiável, ele nem sempre está disponível para todos e isso torna o trabalho remoto disruptivo.

Já uma conexão de celular muitas vezes é mais acessível, tanto do ponto de vista financeiro quanto prático. Com a implementação das redes 5G em todo o Brasil, seus sistemas estarão acessíveis para os colaboradores de onde eles estiverem.

Mais eficiência

Que uma conexão boa é importante para se conseguir trabalhar bem, você já sabe. Mas o aumento da velocidade e da largura de banda proporcionados pelo 5G trazem novas e mais eficientes formas de trabalhar para mais perto dos seus funcionários.

Se acessar aplicações na nuvem é um problema para eles mesmo com conexões WiFi, o 5G promete contornar esse problema, facilitando bastante o trabalho remoto.

Mais produtividade

Por último, não podemos deixar de mencionar como as conexões afetarão a produtividade dos colaboradores. A baixa taxa de latência das redes 5G permitem que os trabalhadores estejam conectados de maneira estável às redes da empresa o tempo todo, sem lags e outros problemas que dificultam a execução das suas tarefas.

O resultado? Mais eficiência e produtividade no dia a dia.

Quais são os benefícios do 5G?

Agora é hora de olharmos a fundo quais são as possibilidades que o 5G oferece. Confira algumas das vantagens de contar com essa tecnologia. 

Conexões mais velozes

É impossível falar de 5G sem falar do seu principal benefício: as conexões mais velozes. Com 15 a 20 Gbps, os usuários poderão experimentar velocidades maiores e fazer mais com as redes de celulares do que fazem hoje.

Se a sua internet já deixou você na mão e precisou utilizar o 4G para trabalhar, sabe exatamente do que estamos falando. A baixa estabilidade da conexão, somada à sua lentidão, são péssimos para a produtividade.

Com 5G os seus colaboradores poderão trabalhar de onde estiverem, sem se preocupar com a instabilidade das redes. 

A tecnologia promete entregar a velocidade ideal para se operar aplicativos na nuvem e processar informações complexas, mesmo utilizando a rede do celular.

Baixa latência

Você sabe qual é o papel da latência nas conexões de rede? Latência é o tempo que passa desde o momento em que você faz uma solicitação no seu celular — clicar no botão de enviar e-mail, por exemplo — até o momento em que essa ação é executada. Por isso, quanto menor a latência de uma conexão, mais eficiente ela é.

Com o 5G as taxas de latência são reduzidas. Isso significa que o usuário dessas redes consegue performar ações como a que mencionamos no tópico anterior em tempo real. Esse baixo período de latência também torna possível operar plantas industriais inteiras utilizando nada mais do que um celular com a conexão 5G, com a precisão e a pontualidade necessárias para não se enfrentar problemas.

Mais dispositivos conectados

Outra particularidade do 5G — compartilhada por outra tecnologia de ponta que vem mudando a maneira como nos conectamos, o WiFi 6 — é a capacidade de conectar múltiplos dispositivos simultaneamente. Se hoje você tem problemas com a sua conexão 4G porque muitos dispositivos na mesma área estão tentando fazer upload e download de informações, isso não ocorrerá mais nas redes 5G.

Adaptadas para a Internet das Coisas, essas redes estão prontas para receber mais chamados por minuto e de múltiplas origens. 

Curioso para quando você vai poder começar a utilizar as redes 5G para aumentar a produtividade e eficiência dos seus colaboradores? A tecnologia começou a ser testada por aqui em junho de 2020, mas ainda há um longo caminho para que ela possa ser implementada plenamente.

Enquanto isso não acontece, continue lendo o nosso blog. Aqui você vai ficar sabendo em primeira mão como e quando o 5G entra em atuação no Brasil e o que fazer para implementá-lo na sua empresa.

Gostou de conhecer mais sobre as redes 5G, a relação entre elas e a produtividade dos colaboradores? Aproveite e descubra quais as vantagens e diferenciais de outra revolução na maneira como nos conectamos: o WiFi 6.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.