Infraestrutura de TI

Como é possível automatizar a infraestrutura de TI? Descubra!

Infraestrutura de TI automatizada: o que é e como funciona? Quando falamos em infraestrutura de TI provavelmente algumas coisas vêm a sua cabeça, como servidores, cabos ethernet e roteadores. Todas elas fazem parte da malha de dispositivos que permitem que a TI de uma empresa funcione, ou seja, da sua infraestrutura de TI.

Uma boa infraestrutura de TI é um diferencial competitivo, permitindo que um negócio funcione de maneira mais eficiente. Mas o que automação tem a ver com isso?

Você já deve ter ouvido falar em como a automação de dispositivos é importante para a continuidade dos negócios. No artigo de hoje, vai entender de uma vez por todas qual o papel da automação na infraestrutura de TI, como fazê-la e no que ela pode beneficiar o seu negócio.

Pronto para aprender? Então continue a leitura!

O que é infraestrutura de TI?

Como colocamos na introdução deste artigo, é chamada de infraestrutura de TI toda a malha de dispositivos utilizados para permitir que a sua TI funcione. Essa malha é diferente de empresa para empresa, mas no geral é composta por pelo menos hardware (como um servidor) e software (como uma máquina virtual para este mesmo servidor).

As infraestruturas de TI comumente também incluem uma rede, onde todos esses dispositivos estão conectados.

Alguns dos componentes mais comuns de uma infraestrutura de TI são:

  • servidores;
  • data centers;
  • computadores pessoais;
  • roteadores;
  • switches;
  • ventiladores;
  • sistemas operacionais (Linux, Windows, MacOS);
  • componentes de rede como cabos e conectores; e
  • software como firewall e proxies.

Uma boa infraestrutura de TI é aquela que avança os objetivos do seu negócio, ou seja, permite que ele opere com a máxima capacidade o tempo todo. Por isso, também faz parte de uma infraestrutura de TI bem-sucedida a estratégia de nuvem que ela utiliza.

Fazer uso da nuvem pública, privada ou híbrida para o armazenamento de arquivos e o processamento de dados faz com que esses itens passem também a constar como parte da sua infraestrutura de TI.

O que é automatizar a infraestrutura de TI?

Agora que você já sabe o que é infraestrutura de TI, é hora de olhar para como essa infraestrutura pode ser automatizada. Nos tópicos abaixo, falamos um pouco mais sobre este processo e os benefícios que ele traz para a sua organização.

Processo de automação

A automação da infraestrutura de TI é um processo em que são instalados ou configurados novos sistemas ou scripts que fazem com que a infraestrutura de TI da sua empresa se comunique de maneira mais eficiente. Esse processo pode ser único para todos os servidores ou específico para que cada um deles cumpra uma determinada função nos processos da organização.

Ferramentas para automação da infraestrutura de TI

Existem várias ferramentas comerciais e de código aberto que cumprem a função de automatizar a infraestrutura de TI de uma empresa. Softwares como Bcfg2, CFEngine, Chef e Puppet são exemplos de sistemas de código aberto para automatização da infraestrutura de TI. 

Em geral, essas ferramentas funcionam da seguinte maneira: fazendo com que servidores, estações de trabalho e software sigam “receitas” para o seu bom funcionamento. Essas receitas são escritas em código e operadas pela máquina de maneira autônoma a partir de um trigger (gatilho).

A ferramenta escolhida para automação armazena os gatilhos e tornam mais amigáveis as interações entre homem e máquina.

Infraestrutura como código

Na indústria, muitas vezes é utilizado o termo Infraestrutura como Código (Infraestructure as a Code) para determinar essas interações homem-máquina que são executadas automaticamente pelos softwares de automação. Elas tornam aumentar e reduzir a capacidade de servidores, bem como alterar outras configurações neles, uma tarefa automática e regida por scripts.

Como automatizar a infraestrutura de TI?

Com todos esses conceitos na ponta da língua, é hora de entender como e porque é vantajoso automatizar a infraestrutura de TI. Confira nos tópicos abaixo como dar início a automação da infraestrutura de TI.

Passo 1: planeje a automação

Assim como em qualquer outro projeto, planejar bem como será feita a infraestrutura de TI é fundamental. Por isso, comece olhando para a infraestrutura atual e identificando as oportunidades de automação, bem como os recursos disponíveis para fazê-la, tanto do ponto de vista financeiro quanto prático.

Coloque tudo em uma documentação compreensiva e que possa ser utilizada pelos demais funcionários da TI. Isso vai ajudá-lo a estabelecer não só as regras para esse primeiro momento, mas também a entender o que deu certo e o que deu errado após a implementação do projeto.

Passo 2: verifique que processos podem ser automatizados

De posse da documentação de planejamento você poderá verificar a viabilidade da automação de cada uma das áreas da sua infraestrutura de TI. 

Não faz ideia de por onde começar? Veja algumas das áreas em que é possível fazer automação de infraestrutura utilizando os softwares de código aberto que mencionamos no tópico anterior:

  • gerenciamento de configuração;
  • implantação de aplicativos;
  • orquestração de TI;
  • segurança.

Passo 3: escolha uma metodologia

Existem várias metodologias de automação que podem ser utilizadas para automatizar a sua infraestrutura de TI. As mais populares entre elas são Infraestrutura como Serviço, Integração contínua e Config/Administração secreta.

Estude cada uma dessas metodologias e compare as suas vantagens e desvantagens antes de implementar. 

Passo 4: monitore a automação de infraestrutura TI

Após escolher uma metodologia e decidir que áreas e processos da infraestrutura de TI serão automatizados é hora de implementar e monitorar a sua implementação. O monitoramento é parte essencial de qualquer projeto de TI, pois é ele que permitirá que a sua empresa detecte áreas de dores e fraquezas que são proeminentes no projeto.

Utilize ferramentas como o Prometheus para monitorar as tarefas automatizadas na sua infraestrutura de TI e detectar outras tarefas que podem passar pelo mesmo processo.

Como você pode ver, automatizar a infraestrutura de TI do seu negócio não é tarefa fácil. Todavia, há muitas vantagens de se investir nessa estratégia.

A automatização de infraestrutura de TI vai reduzir a complexidade da sua TI, criar fluxos de trabalho mais eficientes para os seus processos e garantir a entrega rápida de recursos sempre que eles forem necessários. Deixar de fazer esse investimento, por outro lado, vai acarretar em uma TI mais onerosa para o negócio e mais prone a erros.

Gostou de conhecer melhor os benefícios da automação da infraestrutura de TI? Então não se esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.