SD-WAN

SD-WAN no home office: veja como ajuda a tornar os dados seguros

O período da pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de demandas novas para o dia a dia das organizações. A qualidade da internet é cada vez mais exigida, principalmente, porque os negócios estão implementando medidas que exigem conexões robustas, como o uso constante de videochamadas para realização de reuniões.

Uma forma de potencializar isso é o uso do SD-WAN no home office, em conjunto com uma arquitetura 5G. Sua adoção já é altamente benéfica em contextos tradicionais, contudo, para adoção do trabalho remoto, se torna ainda mais fundamental.

Quer saber mais sobre o tema e compreender os benefícios para o seu negócio? Nosso gerente de engenharia, Thyago Monteiro, nos ajudará, com o apoio de outros especialistas da Connectoway, Raphael Lira ( Analista de TI) e Paulo Henrique ( Arquiteto de Soluções).

SD-WAN: o que é?

Nossos especialistas explicam: “SD-WAN (WAN definida por software) é uma tecnologia de conectividade de rede, para gestão da rede WAN. Na prática, consiste em uma camada de software que virtualiza e controla o uso da rede de forma inteligente”.

A SD-WAN atua distribuindo o tráfego de rede por diferentes rotas, podendo ser:

  • VPN;
  • internet de banda larga;
  • fibra óptica;
  • arquitetura 5G, entre outros.

Essa decisão, assim, é tomada de forma a obter a melhor performance para cada aplicação, escolhendo o melhor canal de comunicação por meio da análise de uma série de métricas relacionadas com tráfego. Garante-se, assim, um menor custo de transmissão, melhor nível de serviço e maior agilidade.

Ela permite resolver alguns problemas típicos existentes nessa área, tais como:

  • instabilidade na rede;
  • alto custo com links dedicados por meio de MPLS;
  • problemas de latência;
  • priorização de tráfego conforme o serviço escolhido;
  • diminuição significativa da subutilização dos links contratados.

Funcionamento

A SD-WAN tem como função a geração de redes de longa distância de uma rede WAN, permitindo conectar-se a qualquer dispositivo existente, utilizando, para isso, a rota mais viável naquele momento. O sistema analisa a melhor solução e utiliza aquela rota.

Isso ocorre por meio de softwares e tecnologias, visando à simplificação do processo de transmissão de dados. Opera, assim, com virtualização baseada em software. 

A tecnologia SD-WAN atua como um complemento à VPNs, de forma que é possível conseguir ter processos com menor custo em sua empresa, bem como gerar automação do uso de links que cada VPN utiliza.

Com a adesão ao 5G, e o consequente aumento massivo de banda, será possível utilizar essa como conexão física, substituindo aquela via cabos. Isso faz com que possa ser simplificado o uso da SD-WAN, trazendo ainda mais a empresa para o processo de transformação digital, eliminando (ou reduzindo) o uso de cabeamentos nas rotinas internas. 

A arquitetura 5G também facilita a configuração de soluções temporárias, trazendo mais benefícios para o uso da SD-WAN e potencializando seus benefícios.

Benefícios dessa tecnologia

O uso da SD-WAN traz uma série de benefícios para as ISPs que precisam garantir a melhor conexão para o seu cliente. Vejamos os principais pontos a seguir.

  • realização do roteamento baseado em performance, trazendo o melhor caminho para o tráfego de dados dos seus clientes;
  • alta visibilidade de tráfego;
  • gerenciamento centralizado e otimizado segundo a necessidade de cada cliente;
  • melhor custo-benefício;
  • eliminação da dependência de um backbone estruturado, minimizando custos com infraestrutura;
  • maior desempenho;
  • adoção de recursos, como seleção de caminho dinâmico e QoS;
  • priorização de aplicativos, como VoIP e videoconferência;
  • maior facilidade para configuração e manutenção da VPN.

A redução de custos é um ponto fundamental para a instalação da SD-WAN nos provedores de internet. Nossos especialistas da Connectoway explicam: “O SD-WAN simplifica a infraestrutura da rede, reduz os requisitos de hardware e otimiza a estrutura de rede que a empresa já possui”. Eles seguem apontando um exemplo para compreendermos isso. “O uso da banda larga ou conexões sem fio (4G), dispensando os custos para a contração apenas de links dedicados como MPLS ou ponto a ponto”.

Além disso, a redução ocorre, também, sobre o gerenciamento, unificando o controle realizado por meio de um único dispositivo, que também permite uma visibilidade de todo o ambiente no mesmo local.

Ainda podemos acrescentar como benefício a melhora da qualidade da rede fornecida. Por meio dela, é possível priorizar aplicações e dados que são mais importantes de circularem na rede, ao utilizar os links de internet. Com isso, pode-se minimizar o impacto sobre a largura da banda. Outra tecnologia importante que pode ser aplicada é a DWDM.

Assim, é possível ter um maior controle para processos importantes no seu dia a dia, de forma que, caso você perca algum link dedicado, o sistema não é afetado. Com isso, pode-se otimizar os processos de trabalho, bem como diminuir eventuais problemas que podem surgir nas dinâmicas internas, garantir melhor desempenho e disponibilidade, bem como assegurar a performance da infraestrutura de links.

Aplicação no trabalho remoto

A tecnologia SD-WAN pode ser importante para auxiliar na realização do trabalho remoto, permitindo, segundo nossos especialistas:

  • a priorização de aplicativos críticos e sensíveis à latência;
  • a melhora do acesso a serviços baseados em nuvem;
  • a diminuição da instabilidade em videoconferências.

O trabalho remoto exige, muitas vezes, a realização de videochamadas, para que cada colaborador, que está em um ambiente diferente dos demais, possa contribuir com a realização dos trabalhos e em reuniões, sem perdas. Afinal, gargalos, lentidão e quedas na transmissão podem atrapalhar a consistência do evento realizado e, assim, causar problemas para os colaboradores.

Assim, a SD-WAN garante que ela seja feita de maneira mais eficiente, pois a chamada será roteada, por meio dessa tecnologia, para o link mais eficiente para esse fim.

Segurança dos dados

Outro ponto fundamental para os negócios que trabalham com dados circulando pela rede é garantir a segurança deles nesses espaços. E a tecnologia SD-WAN tem um papel importante nisso. Nossos especialistas explicam que isso é possível “trazendo uma melhor visibilidade do tráfego, em conjunto com VPNs, bem como implementando a criptografia “fim a fim” nos circuitos”.

Assim, o SD-WAN mantém a interconexão de rede, conseguindo operar de maneira mais resiliente, bem como garantir maior proteção para os dados que trafegam na rede. Desse modo, em caso de intercepção no meio da transmissão, por parte de cibercriminosos, eles não terão acesso ao dado legível, mas criptografados. Isso diminui intercorrências de segurança que possam eventualmente vir a acontecer.

Soluções da Connectoway

A Connectoway oferece os equipamentos necessários para garantir uma transmissão mais eficiente de dados e conseguir implementar o SD-WAN em seu negócio. Isso porque você estará utilizando soluções da Huawei, nossa parceira, uma das gigantes do mercado de tecnologia.

Com isso, você saberá que sua empresa estará utilizando soluções mais robustas, seguras e com o suporte de um grande nome do setor, proporcionando um tráfego de rede mais eficiente, seguro e veloz. Quer adotar a SD-WAN em conjunto com arquitetura 5G e permitir um melhor uso do home office? 

Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas com um de nossos consultores.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.