telas digitais

Inovação: como as telas digitais estão transformando os negócios!

A transformação digital é uma realidade que já alcançou a maioria das empresas em todo o mundo e, também, o Brasil. Mais de 70% das organizações já contam com uma estratégia para implementar esse processo ou estão trabalhando nisso.

Além disso, os executivos sentem que as transformações digitais trazem aumento de eficiência operacional, uma maior agilidade para entrar no mercado e uma maior facilidade para alcançar expectativas dos clientes.

Com a pandemia, os processos de adesão da transformação digital aceleraram consideravelmente. Afinal, a digitalização das empresas tomou rumos mais importantes, permitindo o seu funcionamento durante o período de isolamento social. Aquelas que já vinham aderindo à transformação conseguiram sentir melhores resultados nesse período de fortes mudanças.

Um dos pontos importantes da transformação digital é a inovação com a adesão das telas digitais. Já ouviu falar nisso? Saiba mais sobre o tema e veja como elas estão transformando as empresas. Para isso, contaremos com o conhecimento dos nossos especialistas, Paulo Henrique, Arquiteto de Soluções e Thyago Monteiro, nosso Gerente de Engenharia. Boa leitura!

O que são as telas digitais

As telas digitais tomaram uma maior proporção nos últimos anos, principalmente, com a possibilidade de transmissão de alto volume de dados por meio da banda larga de alta velocidade (por exemplo, com o desenvolvimento da fibra ótica e da 5G), bem como o aumento na definição nos equipamentos de exibição existentes.

Assim, as empresas, compreendendo os potenciais existentes por meio do uso dessas tecnologias, passaram a adotá-las em suas rotinas internas. O termo trata-se, assim, da adesão de equipamentos de alta tecnologia, que permitem a exibição de videochamada e dados importantes para os presentes.

Elas tomaram uma maior proporção devido ao isolamento social promovido pela pandemia da COVID-19. Isso ocorreu, principalmente, pela necessidade de manter as reuniões de forma remota, com o uso por meio de dispositivos móveis. Assim, as telas permitiam que essas ações pudessem continuar a serem realizadas, sem maiores problemas, sem expor os colaboradores aos riscos de contaminação, no home work.

As mudanças promovidas pelas telas digitais

A adesão do conceito de telas digitais promove uma série de mudanças no ambiente interno das empresas. Vejamos as principais existentes a seguir.

Maior mobilidade

As telas permitem que sejam possíveis ações e reuniões nos mais diferentes cenários e locais, oferecendo maior mobilidade para os colaboradores. Por exemplo, no período da pandemia, muitos colaboradores precisaram ficar em suas casas, bem como as reuniões com clientes não puderam ocorrer presencialmente. Por meio das telas digitais, todos podem ter contato entre si, conseguindo resolver situações com maior praticidade, sem muita perda de experiência nos processos.

Assim, por exemplo, um colaborador que esteja em outra cidade, a trabalho, pode participar da reunião, sem que a sua presença seja perdida. Isso é fundamental para otimização das agendas internas, tomadas de decisões mais rápidas e permitir maior fluidez gerencial nos negócios.

Alta qualidade nas videochamadas

Como explicam nossos especialistas, “as telas digitais proporcionam hardware especializado em que uma captação de áudio bem planejada e uma qualidade de vídeo aceitável tornam a dinâmica mais fácil”.

Assim, é mais fácil continuar captando a atenção de todos os envolvidos, evitando que eles dispersem durante as reuniões por falta de consistência e qualidade da imagem e do áudio. Além disso, problemas dessa natureza podem impedir a compreensão de algumas questões. Por exemplo, durante uma explanação, se o áudio estiver ruim ou com má qualidade, os demais presentes não compreenderão o que está sendo dito e, assim, poderão perder informações importantes da reunião, por exemplo.

Internacionalização da empresa

Com o uso das telas digitais, você pode ter colaboradores presentes em outros países, sem a necessidade que eles precisem comparecer ao Brasil para resolução de questões de forma presencial. Assim, se esse era um motivo pelo qual a sua empresa estava relutando em realizar o processo de internacionalização, agora é possível, graças a essa nova tecnologia.

Didatismo na apresentação de dados

Cada vez mais as empresas lidam com mais dados em suas rotinas, fruto da inserção em um contexto de Data Driven. Com isso, há cada vez mais a necessidade em trabalhar as informações internas com maior precisão no dia a dia.

Contudo, o que é mais didático: acompanhar gráficos no dia a dia em telas, ou acompanhar os números falados? A primeira opção é, sem dúvida, muito mais fácil e de melhor compreensão. As telas, assim, têm a função de tornar essas apresentações mais didáticas e facilitar o entendimento de estratégias futuras.

Integração de ferramentas de colaboração

Por meio das telas digitais, é possível garantir uma maior integração das ferramentas de colaboração em um só local, permitindo, no mesmo dispositivo, o uso de funções de colaboração, apresentação de informações e videochat.

A indústria 4.0 e o uso das telas digitais

As telas digitais estão presentes, também, em correlação com a Indústria 4.0. Por exemplo, por meio da Internet das Coisas, com a adoção de sensores nos aparelhos e maquinários, os colaboradores podem acompanhar, por meio das telas, os dados sobre produtividade e, assim, verificar quando há algum tipo de problema que pode comprometer o processo produtivo.

Além disso, os gestores presentes conseguem identificar o tempo médio de produção, o que pode ser fundamental para os processos logísticos, a fim de definir quando determinados itens podem sair para o armazém (ou estoque), garantindo um fluxo interno mais eficiente no dia a dia.

Como você pode perceber, as telas digitais têm uma série de aplicações para os mais diferentes mercados e cenários. Ela faz parte de um processo que não tem mais como parar, de adoção da transformação digital. Se você ainda não está atento a essas questões, é importante começar a atentar-se para isso.

Lembre-se, também, de escolher os melhores produtos para este fim, para tornar o seu escritório mais inteligente. A Huawei, gigante da área de tecnologia, tem, por exemplo, o Huawei IdeaHub, uma solução para videoconferência de última geração. Ele pode transformar a forma como sua empresa realiza as reuniões virtuais e elevar ainda mais o patamar de maturidade digital do seu negócio.

Quer adotar as telas digitais em sua empresa? Conte com a Connectoway para isso. Entre em contato e tire suas dúvidas com nossos consultores.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.