Blog

Connectoway vê no Wi-Fi 6 uma antecipação do 5G

Connectoway vê no Wi-Fi 6 uma antecipação do 5G
Distribuidora começa a vender equipamentos da tecnologia em Setembro.
Enquanto o 5G não chega, soluções estão sendo criadas para dar uma experiência melhor do uso da internet. Uma delas é o uso do Wi-Fi 6, liberado recentemente pela Anatel, que pode garantir velocidades de mais de 1 Giga para até 128 dispositivos em uma residência e até para 1.024 em empresas, sem perda de banda. Os equipamentos para essa nova tecnologia sem fio começam a ser comercializados já no segundo semestre.

Segundo o diretor Comercial da ConnectoWay, William Taylor, a pandemia do novo coronavírus e o crescente uso das redes fez avançar a transformação digital em pelo menos cinco anos, quebrar paradigmas. “As compras online cresceram 90% com pequenos lojistas aderindo a esse tipo de venda, sem falar na explosão do ensino a distância e do home office”, disse. Por essa razão, resolveu sair na frente e disponibilizar os equipamentos da Huawei de Wi-Fi 6 já em setembro.

O Wi-Fi 6 (802.11 ax) vai usar as frequências de 5,9 GHz a 7,1 GHz no Brasil como não licenciadas e tem uma banda bem maior do que a do Wi-Fi 5 (802.11 ac), que só tem 72 MHz, e pode chegar à velocidade de 10Gbps. Além de conectar mais dispositivos sem dividir a banda, a latência é bem menor, de 10 ms e a rede é mais estável. Para ter acesso a nova tecnologia as empresas devem alterar as terminações das redes de fibra óptica e trocar os roteadores, equipamentos que chegarão ao mercado com preços 35% maiores que os atuais.

O engenheiro de redes da Connectoway, Thiago Monteiro afirma que outras novas tecnologias podem ser adotadas por provedores para turbinar suas redes e levar uma melhor experiência para os seus clientes, como o XGPON (10Giga PON), com mais capacidade, e também o Wi-Fi mesh, que pode levar a mesma capacidade do Wi-Fi 5 para espaços maiores nas residências dos seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *